quinta-feira, agosto 12, 2010

Retrô - Moda dos anos 90


Nova tag pra vocês e logo mais vou mudar o look daqui eu me canso rápido heheheh. Eu escolhi primeiro os anos 90 pois eles estão logo ali eu mesma nasci nos anos 90. Vem comigo nessa viagem pelo mundo da moda!


As Roupas Anos 90 inovaram o figurino de homens e mulheres, fazendo alguns resgates no âmbito da moda. Os estilistas tiveram maior liberdade para fazer suas criações e a irreverência de cores valorizada ao longo da década de 80 foi deixada um pouco de lado. O luxo das grifes internacionais passou a influenciar o look de homens e mulheres.



O estilo licensing passou a ser a nova forma de se vestir durante os anos 90 e as pessoas tinham a liberdade de investir num estilo personalizado. Os desfiles de moda no Brasil passaram por um momento conturbado devido a crise econômica do Plano Collor, porém a estabilidade foi retomada em 1994 e a indústria têxtil inovou a sua fabricação de roupas.


Essa é uma década marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. A moda seguiu cada uma dessas tendências, produzindo peças para cada tipo de consumidor e para todas as ocasiões. Entretanto, vale a pena ressaltar o Grunge, que impulsionado pelo rock, influenciou a moda e o comportamento dos adolescentes com seu estilo despojado de calças/ bermudões largos e camisas xadrez da região de Seattle, berço destes músicos.

Nesse século que viu passar guerras, modismos, ápices, quedas e crises, surgiu uma consciência de se resguardar para o futuro. A preocupação ecológica ganhou status e fez com que países e populações conscientes (como aconteceu na Alemanha) exigissem mudanças por parte dos governos e fabricantes de bens de consumo. É bem lembrada a atitude do Príncipe Charles que proibiu sua então mulher, Diana, de usar laquês para cabelo que contivessem CFC.
As propagandas passaram a agregar esses valores a seus produtos, de forma a atingir os consumidores que buscavam muito mais do que preços e novidades.
Na segunda metade da década, a moda passou a buscar referências nas décadas anteriores, fazendo releituras dos anos 60 (cores claras, tiaras) e em seguida dos 70 (plataformas em tamancos e modelos fechados, geralmente desproporcionais), tudo mesclado à modismos dos anos correntes.





5 comentários:

  1. ooi flor ,
    obrigada pela visita no meu blog, e volte sempre viu,
    adoorei o post,
    beijinhos :*

    http://lamodde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Moda rêtro, A-M-O.. beijos querida.. e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Eu acho moda retrô tão massa cara, amo *-*

    ResponderExcluir
  4. estou pesquisando sobre anos 90 para uma peça da escola eu tenho 10 anos e não sei mas ou menos o que aconteceu naquela época me diz o all star estorou naquela época??e as calças coloridas???

    ResponderExcluir
  5. aiin peerfeeeito *-* , ameei , ireei indiicar mt Parabeens meesmo Beijoos Queriida ! *-*

    ResponderExcluir

E então, o que achou do post ? Deixe aqui suas sugestões,opiniões e tudo mais o que quiser !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gostou do blog ? Então clica aí