quinta-feira, outubro 07, 2010

As "preparadas"



Antecipar as perdas para se proteger. A gente faz isso o tempo todo. Fico pensando até que ponto a gente não provoca o pior de tanto temê-lo. Tá, eu não sou adepta à neurolinguística e acho muito superficial essa história de pensamento positivo (“se você for otimista vai dar tudo certo porque vocâ vai acabar agindo em prol de fazer as coisas acontecerem, e atrair o melhor”). Mas também, pensar negativo como uma forma de se preparar para o pior antes que ele aconteça não ajuda muito. É como ler a primeira linha de um livro e já julgar a obra inteira. Como se todos os livros contassem a mesma história e todas tivessem o mesmo fim e o mesmo enredo que leva ao fim.

Quando agimos movidas pelo medo, acabamos tendo atitudes completamente incompreensíveis, descabidas e fora de propósito - como se fossem reações ao que a gente acha que vai acontecer. A gente fica agressiva sem motivo, ataca pra se defender antes mesmo de ser atacada. 

A gente cria regras baseadas no pouco que já vivemos. Quanta arrogância!
A gente acha que já viu de tudo nessa vida quando não vimos nada! E não enxergamos que é justamente por pensarmos que todas as histórias são iguais que criamos expectativas – boas ou ruins – que nos causam frustração. Porque a gente já tá com um molde pronto, e espera encaixar todas as pessoas e situações ali. Se não se encaixam, a gente se frustra e se afasta. Não dá para viver assim. A vida é um site em construção, com milhares de possibilidades. Não tem nada pronto, não tem um molde pré-definido. 

Ah, se a gente pudesse voltar a ter a cabeça de uma criança – uma chapa rasa, sem experiência prévia, sem traumas, sem referências – e a força de um senhor que já sabe lidar com as frustrações, que perfeito seria!


Texto do blog Quer namorar comigo ?  Vale a pena passar lá, tem cada texto lindo !

4 comentários:

  1. "A vida é um site em construção, com milhares de possibilidades", nunca tinha pensado nisso, mas é totalmente verdade. Adorei a analogia. Texto muito bom. Bjs

    ResponderExcluir
  2. O pior é que é verdade! Faço isso sempre, pra garantir o imprevisto!
    Temos, plano A, B, C, e quase nunca cogito o diferente, tipo o plano ZWUH! rsrsrsr

    Muito bom para refletir!

    Beijos
    Hellen

    http://bonitete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Flor..

    O texto é belissímo, adorei ler!! Ótimo para refletir! Infelismente somos assim, mas acho que podemos refletir mais sobre decisões e opniões!

    Bjinhuusss.
    complementto.blogspot.com

    ResponderExcluir

E então, o que achou do post ? Deixe aqui suas sugestões,opiniões e tudo mais o que quiser !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gostou do blog ? Então clica aí